sábado, 25 de agosto de 2007

MARAVILHAS DA NATUREZA (Poema)
Admiro as árvores, as flores /// os bosques, os campos, as aves /// admiro a alvorada em cores /// as manhãzinhas frescas e suaves /// Gosto de andar sob a chuvinha fina /// desde muito pequena, desde menina /// e pular amarelinha e jogar bola /// tanto na rua, como na escola. /// Tudo tem seu dia de encantamento /// os contos de fada, a ladainha os batizados, os casamentos /// as brincadeiras na pracinha /// Maravilhas que temos na Terra /// as aves, pássaros, que revoam /// em bandos alegres sobre a serra /// rios e mares, cantos entoam. /// Todas essas coisas maravilhosas vêm acrescentar alegria às nossas vidas /// revelam-nos em ocasiões primorosas, /// as amizades entre pessoas tão queridas! ///

FALSA ILUSÃO (Poema) == Um dia pensei que a amizade era inerente aos seres humanos,///mas no decorrer da vida, de muitas experiências e desenganos,/// comecei a suspeitar que os sentimentos não são, assim, iguais,///que sobre pessoas, todas elas são mortais e erram muito mais..///.Acreditei em várias delas da minha estima, com fé e confiança///mas todas falharam, a que restou, foi prá longe, se afastou...///Conto, agora, com a força da minh´alma, do meu pensamento///encontrar alguém que a mim se dedique com força total..///Não por obrigação, por piedade, ou por acomodação, ///mas sim,com amizade sincera, carinho,constância e desprendimeto ///para levarmos avante esta nossa vida tão desconcertante///pelo tempo esgotada e sem cuidado que a saudade deixou..///.Os dias se vão em vertiginosa carreira,tão drásticos são/// como correntes de um rio caudaloso, feroz , criando erosão;/// as terras se deslocam, as árvores tombam, tudo sossobra/// nessa cruel hecatombe da Natureza que de nós cobra/// as impérfidas ações sobre as quais, impiedosos somos///Tal como a amizade e o amor deletados, que o vento levou... Elma,Rio,RJ.
Elma- em 11-06-07
30 de Agosto, 2007

Alessandro Cagliostro
<><><> Lendo os dois volumes de autoria de Ana Rímoli de Faria Dória, da AMORC = Antiga e Mística da Ordem Rosa Cruz, interessei-me muito por este tipo de pesquisa, tipo assim de reportagem... em que se evidencia fatos ou pseudo-fatos da vida de pessoas incomuns. Este é o caso de Alessandro Cagliostro.
Cagliostro apareceu em Londres no ano de 1777, época em que se pode conhecer alguns relatos de sua vida, como ele próprio descreveu e também de seus adversários.Sua estada em Malta, no ano de 1756, com seus 10 ou 12 anos de idade, acompanhado de um padre siciliano, usando já o nome de Cagliostro. Esse padre condecorado com a Ordem de Malta e muito viajado pelo Oriente, era chamado Puzzo; seus trabalhos, sua amizade com o caaleiro d´Aquino e uma viagem feita à Espanha, é o que se conhece e também aceito pelos seus adversários que confirmavam que, em alguns aspectos, os haviam distorcidos.
Acredita-se entre alguns estudiosos e pesquisadores que, Cagliostro era também Giuseppe Balsamo, considerado um charlatão, boêmio e desprezível velhaco.
A palavra de um Cardeal de Rohan que o defendeu ardorosamente e o remendava às autoridades, não levando em conta as calúnias infamantes nem seu afastamento quando banido da França e as várias campanhas contra ele, deveria merecer um voto de confiança, pois o Cardeal nutria por Cagliostro, seu mestre e amigo, a mesma afeição respeitosa que sempre lhe dedicara,desde que o conhecera. Exaltava sempre suas qualidades e suas virtudes, recomendando-o com o mais vivo interesse e a maior admiração.

Cagliostro teve seu pensamento místico em suas atividades na Maçonaria, onde se pode encontrar muitos relatos sobre sua doutrina. Foi considerado um dos extraordinários magos, místicos, filósofos, alquimistas do Século XVIII, foi chamado por alguns historiadores, “o profeta da Revolução Francesa” Foi um dos mestres da Maçonaria, também membro da Rosacruz,
Cagliostro sofreu libélulos de seus adversários e teve que responde a um processo sobre o “Caso do Colar” . Foi considerado pessoa bondosa, caridosa que sempre semeou o bem a seu redor, pregando sobre o caminho que leva à imortalidade da alma.
Há quem tenha dito que Cagliostro nasceu em Nápoles e foi chamado de
Thíscio, de família humilde. Outros afirmavam tê-lo visto na Rússia, que sua linguagem não se assemelhava a qualquer dialeto italiano, mas tinha muitas afinidades com a gíria dos judeus italianos. Um jornal de Veneza mostrava Gagliostro como um judeu português, nascido durante uma epidemia,herdeiro de muitas riquezas. Um escritor inglês declarou que seu personagem oscilava entre o cienteista o Polichinelo. Quanto aos seus adversários, detratores, diziam que ele era uma mistura de dignidade e astúcia, de cultura e ignorância.
Cagliostro foi preso em 4 de maio de 1790 e levado à presença dos juízes da Inquisição para ser julgado. Seria um profeta/ Um charlatão? Um taumaturgo, visionário ou um embusteiro? Seria um agente da Maçonaria Internacional?
O conde Alessandro Cagliostro usava vários nomes para esconder seu nome verdadeiro e outros ao mudar de país: Auna, G.Bálsamo Tíscio, Conde Fênix,, Acharat, Príncipe de Santa Cruz e A. Cagliostro.

Nenhum comentário: